domingo, 4 de junho de 2023

VIII CONVENÇÃO ESTADUAL DE SOLIDARIEDADE A CUBA - FORTALEZA/CEARÁ

“Aprendimos en la escuela y hemos crecido oyendo hablar de libertad, de justicia y de derechos.” Fidel Castro Ruz

E com esta significativa frase do Comandante Fidel, a Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE convidou para sua VIII Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba, que foi realizada na CASA VERMELHA, dia 11 de maio, em Fortaleza, capital do Ceará.

“Aprendemos na escola e crescemos ouvindo falar de liberdade, justiça e direitos". E com esta frase do comandante Fidel Castro, traduzida para o português, demos início à 8ª Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba do Ceará.

Nosso encontro se deu recheado de falas solidárias e teve o comando do cerimonial da companheira da CABC/CE, a jornalista Gilda Barroso!

Somos poucos, sim, mas estamos prontos para contribuir para o tsumani internacional de solidariedade a esta ilha revolucionária que inspira tantos povos pelo mundo.

O Bloqueio econômico a Cuba, que se arrasta há 60 anos, golpeia o povo cubano, que a cada novo desafio, se reinventa para manter viva a defesa da revolução.

Pandemia, tornados, tragédias como o incêndio no tanque de combustível em Matanzas e a explosão no Hotel Saratoga, em Havana, no ano passado, colocam à prova a resistência desse povo que mesmo em situações adversas está sempre a postos para levar suas missões solidárias aos que necessitam.

Nossa Convenção foi mais um dia para falarmos dessa ilha como não se vê por aí. Falamos dos avanços que podemos celebrar com Cuba na educação, na saúde, nos direitos de família, das mulheres e de como podemos renovar os laços de irmandade e solidariedade com o povo cubano e do bloqueio imposto pelos Estados Unidos.
                                          
Abrindo a nossa programação com a saudação do presidente da Casa da Amizade Brasil Cuba/CE, Assis Leandro Cavalcante, que agradeceu a presença de convidades representantes de entidades, mandatos e convidou a todes a levantarem para execução dos hinos.

Agradeceu a todas, todes, todos e, em especial, “as colaborações recebidas e a reunião conjunta de esforços para o bom êxito do evento que se consagra como mais uma oportunidade do povo brasileiro e cearense demonstrar seu apreço ao povo irmão cubano e ao princípio da solidariedade internacional entre a classe trabalhadora.”

Representantes de diversas entidades presentes e apoiadoras fizeram suas falas e saudações.

Foram selecionados alguns temas fundamentais que compartilhamos, na noite do dia 11 de maio, com todes que se consideram amigos de Cuba. Houve pequenas apresentações (cerca de 10 minutos) feitas por especialistas em cada tema.


Antônio Ibiapino
– Tema: Bloqueio Genocida contra Cuba. -


Chico Malta
– Tema: Código de Família -

Gláucia Lima – Tema: Paridade nas Eleições em Cuba -

Dep. Guilherme Sampaio - Tema: Educação e Revolução -

Médico Odorico Monteiro - Programa Mais Médicos (histórico e perspectivas)

Participação da Plenária -



_______

Plenária

Neste ano, como é de costume em sua Convenção, a Casa da Amizade Brasil Cuba/CE selecionou quatro personalidades para homenagear na noite, em reconhecimento pelo apoio à Casa e pela história de luta e militância pelos ideais revolucionários. Para conduziram as entregas das homenagens, as companheiras Gláucia Lima e Alexandrina Mota.

Eunice Bezerra - entregue por Gláucia Lima
Odorico Monteiro - entregue por Alexandrina Mota
Mário Mamede recebida por Nazaré Antero

Odorico Monteiro - entregue por Alexandrina Mota
Eunice Bezerra (homenageada) - dirigente da CABC/CE

 Plenária

Plenária

Plenária

- HOMENAGENS - 
EUNICE BEZERRA

Maria Eunice Bezerra de Almeida é oficiala de justiça, professora, ex-presidente da CABC/CE e atual tesoureira. Eunice foi apresentada à CASA pelo saudoso Padre Haroldo Coelho, na época participou da jornada de solidariedade a Cuba juntamente  com um grupo de 23 pessoas, as quais participaram da marcha de 1º de Maio na Ilha de Martí e Fidel. É uma militante categoria ouro, entre amigos e amigas que compartilham com a luta solidária a Cuba. Em todos estes anos de duras batalhas, Eunice esteve na primeira linha de defesa da Revolução cubana e do socialismo como sistema que propugna pelos mais elevados valores humanos. A Casa da Amizade se orgulha de ter em seus quadros uma companheira com a coragem e firmeza de Mª. Eunice Bezerra.

ODORICO MONTEIRO

Luiz Odorico Monteiro de Andrade é médico, professor, pesquisador e político. Foi deputado federal e atualmente está no Partido Socialista Brasileiro. Foi secretário da saúde nos municípios de Icapuí, Quixadá, Sobral e Fortaleza. Foi secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde no governo Dilma Rousseff e foi um dos principais responsáveis pela implantação do Programa Mais Médicos. Dr. Odorico é amigo de Cuba desde a juventude e visitou a ilha por diversas vezes. Seu amor por Cuba é visível inclusive na “Guayabera”, traje caribenho que ele usa constantemente, além de apreciar rum e charutos cubanos. Odorico, nas ações de saúde pública, sempre mirou no exemplo de Cuba, país com o qual desenvolveu projetos de cooperação. A Casa da Amizade Brasil Cuba Ceará o homenageia pela relevante história de amor e solidariedade à Cuba!

MARA BARBOSA

MÁRIO MAMEDE

Mário Mamede Filho é médico. Atuou no movimento sindical na década de 1980. Foi deputado estadual pelo PT, subsecretário de Direitos Humanos da presidência da república no primeiro governo Lula e tem laços fortes com Cuba. Visitou a ilha duas vezes, antes de morar por três meses lá para estudar no principal hospital de ortopedia de Havana, quando também teve oportunidade de conhecer melhor a ilha e os avanços sociais assegurados pela revolução. Mário Mamede sempre contribui com as campanhas de solidariedade à Cuba e a Casa da Amizade Brasil Cuba do Ceará o homenageia pela relevante história de amor e solidariedade à Cuba!

¡Hasta la Victoria, siempre!




Convite para a 26ª Convenção Nacional





Nenhum comentário:

Postar um comentário