quinta-feira, 1 de setembro de 2022

- morre Camilo Guevara, filho de Che - NOTA DE PESAR

_atualizado em 10/09/1922.

Na última carta escrita por Che Guevara aos filhos, que foi lida já após sua morte, ele termina dando o seguinte conselho a eles: “Acima de tudo, sempre seja capaz de sentir profundamente qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Esta é a qualidade mais bonita de um revolucionário.”


Filho do segundo casamento do guerrilheiro revolucionário com a combatente cubana chamada Aleida March, Camilo Guevara sempre buscou honrar a memória do pai. O advogado cubano era avesso a falar com jornalistas, também era crítico da mercantilização da figura de seu pai. Isso porque, ele preferiria conversar com pessoas que estivessem envolvidas de forma mais direta com as questões cubanas. Em 2010, chegou a afirmar que a comercialização “desmedida e desproporcional” da imagem do revolucionário contribuía para o desaparecimento de sua história e ideologia.

"É com profundo pesar que dizemos adeus a Camilo, filho de Che e promotor das suas ideias, como diretor do Centro Che, que preserva parte do extraordinário legado do seu pai. Abraços à sua mãe, Aleida, à sua viúva e filhas, e a toda a família Guevara March", escreveu Díaz-Canel, Presidente de Cuba.

O embaixador da Venezuela em Havana-Cuba, Adán Chávez, irmão do falecido líder socialista venezuelano Hugo Chávez (presidiu o país entre 1999 e 2013), lamentou, através do Twitter, "a partida física de Camilo" a quem descreveu como "um extraordinário companheiro e promotor do estudo e preservação do legado do seu pai, o comandante Che Guevara".

  NOTA DE PESAR

Diz o ditado que a história é aquela contada pelo vencedor. Geralmente, vencedores e poderosos coincidem como sendo os mesmos, estando ambos, invariavelmente, confortavelmente instalados na classe rica opressora que, como tal, logo após as batalhas e guerras ganhas, tratará de promover tentativas de apagamento das heroicas e combativas figuras do lado adversário, consideradas indesejadas para o eficaz predomínio ideológico do mais forte economicamente.

Não foi o caso exitoso, contudo, em se tratando da história mundial, em relação à figura da magnitude de Ernesto Che Guevara e o desejo capitalista de apagar-lhe da memória coletiva internacional.

Transformado em verdadeiro e justo ícone da resistência anti-imperialista, estampado mundo afora como símbolo paradigmático para juventude revolucionária, Che, nesse aspecto, nunca foi de fato abatido pelas forças dominantes do capital.

Hoje, no entanto, soubemos do falecimento de Camilo Guevara, um de seus filhos, que morreu aos 60 anos de infarto, nesta terça-feira, dia 30/08/22, em viagem à Venezuela. Camilo lutou pela preservação da imagem do pai e para que ele continuasse sendo lembrado mundialmente.

Formado em Direito, Camilo era diretor do Centro de Estudos Che Guevara, em Havana, instituição dedicada a perpetuar a obra e pensamento de seu pai.

Assim, nesse momento de dor, a Casa de Amizade Brasil-Cuba do Ceará manifesta seu pesar aos familiares e ao povo cubano pela perda precoce de um dos filhos do grande Ernesto Che Guevara, um dos pais da revolução popular desta brava nação caribenha.

Quando, então, deixamos aqui nossas condolências, no que, com tal ato, pretendemos, ainda, cerrar fileiras ao exemplo de Camilo Guevara e contribuir, mesmo singelamente, para perpetuar e deixar registrado na lembrança coletiva a história daqueles que de alguma maneira dedicaram-se à manutenção da vivacidade do ideal socialista revolucionário internacional.

Fortaleza/CE, 30 de agosto de 2022.

CASA DA AMIZADE BRASIL-CUBA DO CEARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário