quarta-feira, 8 de junho de 2022

“Cuba na pós-pandemia, sob bloqueio e a solidariedade entre os povos” – ICAP em Fortaleza/CE


TANIA PARRA – ICAP EM FORTALEZA/CE – BRASIL


De 21 de maio até 24 de maio de 2022, Tania Parra, representante do Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP esteve em visitas e reuniões com a Casa da Amizade Brasil/Cuba do Ceará - CABC/CE em Fortaleza, capital do Estado.

Nota: Sábado (21), diretoria e convidados: Eunice, Malta, Solon Filho, Alexandrina, Layana e Girleide recepcionam Tania no aeroporto internacional de Fortaleza.

Com as bandeiras de Cuba, do Brasil e comemorativa do “26 de Julio”, além de cartazes que denunciavam o bloqueio, houve ali a execução do hino da Internacional Comunista, quando se demonstrou o total e irrestrito apoio à causa, ao governo e ao povo cubano atravésda transmissão de nossa solidariedade e amor à Camarada Tania Parra, bem como aproveitando o ato para denunciar o bloqueio assassino do império estadunidense contra Cuba.


A diretoria e convidados da CABC/CE homenageiam 
Cuba, seu povo e ICAP

Nota: MEL Boteco, residência do Camarada Leandro, proporcionou as boas-vindas e cumprimentos à Camarada de forma mais “etílica”, jantar de confraternização em homenagem à Cuba, ao seu povo e ao ICAP.

Cuba é reconhecida pelos seus valores revolucionários e socialistas, sempre atenta à solidariedade tanto interna como internacional, qualidade que lhe deveria conferir, no plano entre as diversas nações globais, um status ainda maior de respeito a sua soberania e ao princípio de autodeterminação de seu povo.

 ● Domingo na Capital Alencarina

Visita ao espaço Cultural Estação das Artes – Belchior

Recentemente inaugurado e localizado no Centro de Fortaleza/CE, Tania encanta-se com o local e a música, acompanhada do camarada Leandro e das companheiras Gláucia Lima e Glauba Rocha.

Tania Parra ladeada de Enéas Murta e Glauba Rocha
 Fez rápida visita ao Bar do Seu Nonato, reduto histórico da Resistência no Benfica. Com mais de 60 anos, o estabelecimento sempre deu “guarita” aos movimentos estudantis e revolucionários desde os tempos da ditadura militar. Atualmente, mantendo o mesmo aspecto e lendário em sua aparência, traz empunhada a Bandeira cubana (autêntica), vinda direto da Ilha para o reduto, conserva a aprazível “prosa” com seus tradicionais frequentadores, em sua maioria, o professorado da UFC/UECE etc.

 

Nota: O almoço do domingo foi no restaurante Caicó, no Bairro Gentilândia, com a presença de parte da diretoria da CABC/CE.

 Visita ao Centro


No coração da cidade de Fortaleza, Tania foi apresenta a pontos turísticos como a Praça do Ferreira e adjacências. Com ela, estava a companheirada: Solon Filho, Girleide e Layana, de onde se seguiu para a nova feirinha de artesanato da Beira-mar, e foi possível observar a beleza natural do lugar através do caminhar pelo calçadão que em toda sua extensão cobre trecho desde a Praia de Iracema até os box’s de venda de frutos do mar, já no Bairro Mucuripe. Nesse trajeto, chegou-se a visitar a Feira de Artesanato da Beira-mar, recentemente reformada e inaugurada, onde se realizou um belo passeio pela orla urbana da cidade, permanecendo até o anoitecer.

 ● Semana começa com intensa atividade na segunda-feira:


O dia 23 de maio iniciou-se com delicioso café-da-manhã oferecido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, no Centro de Formação Frei Humberto, localizado no Bairro São João do Tauape. Realizando-se, em seguida, reunião com as presenças de Tânia Parra, dos companheiros Ibiapino, Eunice, Layana, Leandro, Girleide, Solon Filho e lideranças locais do MST, nas pessoas dos bravos companheiros: Júnior Mendes, Vera Mariano e Carol, quando foi firmado compromisso de uma parceria direta entre as duas entidades no que diz respeito a realização de movimentos em conjunto, compartilhamento de calendários para maior estreitando dos laços de amizade e solidariedade com Cuba.

Na ocasião, foram destacados os pontos quanto à defesa de Cuba, à denuncia ao bloqueio assassino do imperialismo estadunidense contra Cuba, ao mesmo tempo em que se declarou solidariedade ao movimento por uma Cuba soberana e plena portadora de autodeterminação como nação a iluminar com sua brava resistência o espírito dos povos latino-americanos e, em especial, dos caribenhos.

Nota: Tânia Parra e comissão de diretores da CABC/CE: Eunice Bezerra, Ibiapino, Layana e Leandro, estiveram na Câmara Municipal de Fortaleza – CMF


Na CMF, foram visitadas as forças progressistas de esquerda daquela casa, quando foram recebidos em reunião pelas vereadoras do mandato coletivo Nossa Cara do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL: Adriana Gerônimo, Louise Santana e Lila Salucom, a presença do vereador Guilherme Sampaio do Partido dos Trabalhadores – PT, onde ficou demonstrado apoio a Cuba através da solidariedade entre os povos e denunciado o bloqueio político, econômico, financeiro e comercial contra Cuba.

Almoço de Tania com Eunice e Layana no "Sabores Orgânicos"
Dirigentes da CABC/CE em Reunião com ICAP na ADUFC

À tarde, foi realizada, na sede da ADUFC, localizada na Av. da Universidade, no Bairro Benfica, reunião interna entre a diretoria da CABC/CE e Tania Parra, representante do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, na qual reiteramos nosso compromisso revolucionário de apoio e solidariedade a Cuba. Permanecendo-se no local após referida reunião, iniciaram-se os preparativos para realização do aguardado encontro e palestra:


“CUBA NA PÓS-PANDEMIA, SOB BLOQUEIO

E A SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS”

O evento foi um sucesso. Atingindo os objetivos gerais pretendidos, favorecidos pela forma de apresentação e explanação do tema pela palestrante com destaque para duas intervenções principais que abrilhantaram e enobreceram ainda mais o evento através de depoimentos pessoais de médicos brasileiros formados em Cuba, representando o MST, apresentando uma dedicatória poética e, ainda, do testemunho de uma família de brasileiros que morou em Havana/Cuba durante um ano e dois meses por conta da pandemia de Covid-19, tendo relatado de receberam pleno apoio e assistência do povo e governo cubanos, testemunho esse que emocionou os presentes.

Estiveram presentes ao evento representantes de entidades como: Partido Comunista Brasileiro - PCB, Unidade Popular pelo Socialismo - UP, Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, União da Juventude Rebelião - UJR, União da Juventude Socialista - UJS, bem como representatividades sindicais e de movimentos sociais.

 A GRANDE ENCICLOPÉDIA DA FALA CEARENSE

Nota: Dirigente do Espaço Cultura do InsTI – Instituto Tonny Ítalo, Glauba Rocha da CABC/CE entrega a Tania Parra do ICAP, a Grande Enciclopédia da Fala Cearense - em 2 volumes - de pesquisa e autoria do jornalista e escritor cearense Tarcísio Matos. Dirigente da CABC/CE, Eunice Bezerra entrega a Tania Parra a camiseta da Casa, alusiva aos 60 anos da Revolução. 
A Enciclopédia teve ilustração divertida dos livros e dos superinfográficos resultantes de seleção de Crianças e adolescentes da comunidade que participaram de concurso, workshops e palestras com autor, promovidos pelo InsTI. A Grande Enciclopédia da Fala Cearense, resultado e concretização de uma pesquisa de pelo menos 45 anos de Tarcísio Matos, e que é a expressão da “Cultura Cearensês”, traz a riqueza desse “dialeto” que nos faz rir do próprio modo de se expressar, da essência do “Ceará Moleque”, desse falar cheio de lorota, arrumação, fulerage. Desse “impagável” prosear do “Ceará Velho de Guerra” que nos diferencia quando da interlocução com outras criaturas e culturas. Enfim, de nosso peculiar humor, este jeito de falar, comunicar, pronunciar do povo cearense culminou nas ilustrações – traços, interpretações e diversões, peculiares à cultura cearense. Pesquisadores e professores terão na “Grande Enciclopédia da Fala Cearense” rica fonte para aprofundar saberes e conhecimentos.

PS: “Grande Enciclopédia da Fala Cearense” que teve apresentação da obra finalizada, no sábado, 21 de maio - na sede do Instituto, em Itaitinga/CE - terá lançamento em 07 de julho na capital cearense.


A noite encerrou-se com um jantar de confraternização no restaurante Kasa Kaiada - Bairro de Fátima.

 ● Terça-feira de despedidas

Tania Parra se despede de Fortaleza e “da las gracias”

O dia 24 de maio foi de visitas e agradecimentos. A camarada Tania recebeu membros da família que morou em Havana. Casal fez largos agradecimentos pela carinhosa acolhida recebida em Cuba. Após almoço no restaurante Kina do Feijão Verde com as presenças dos companheiros: Solon Filho, Girleide e Layana, a comitiva partiu em direção ao aeroporto internacional Pinto Martins para encaminhar os preparativos finais da viagem da camarada Tania Parra a Salvador. 

MEDIDAS ANUNCIADAS PELOS ESTADOS UNIDOS EM RELAÇÃO A CUBA

- Restabelecer voos comerciais para todas as províncias de Cuba
- Suspensão do limite de 1.000 dólares nas remessas por trimestre
_- Restabeler um programa de reagrupamento familiar
_- Aumento dos Serviços do consulados e processos de vistos
_- Serão oferecidas facilidades para que as famílias visitem seus parentes em Cuba
_- Serão facilitados aos viajantes autorizados dos EUA interagirem com o povo cubano
_- Incentivar o crescimento do setor privado apoiando o aumento do acesso a serviços de internet, aplicativos e plataformas de comércio eletrônico dos EUA
- Autorização de remessas de doações a empresários cubanos

SOLIDARIDAD, SÍ
BLOQUEO, NO


Nenhum comentário:

Postar um comentário