segunda-feira, 13 de maio de 2019

VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba - 60 anos da Revolução Cubana

Cearenses reafirmam apoio à Revolução Cubana em Convenção Estadual
Na noite da última quinta-feira (30) na sede da ADUFC, em Fortaleza (CE), foi realizada a VI Convenção Estadual de solidariedade a Cuba. O evento foi organizado pela Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará em ação coletiva com diversas entidades da sociedade civil organizada que se somaram a luta em defesa da Revolução Cubana e suas conquistas nos últimos 60 anos.
Confira tudo no link acima.

O evento contou no início com apresentações artísticas de "Rebeka" e do cantor e poeta "Cumpade Barbosa", fazendo uma miscelânea rítmica entre a cultura latina e a poesia popular em Patativa do Assaré.

Na Conferência principal da noite o juiz aposentado Dr. Inocêncio Uchôa, do Coletivo Juristas pela Democracia, fez um apanhado da história de Cuba, seus antecedentes e os desdobramentos que conduziram ao processo revolucionário de 1959, além de discutir momentos importantes, como a Crise dos Mísseis e a parceria comercial entre a Ilha e a União Soviética no seculo XX.

Gláucia Lima, Vice Presidente da Casa da Amizade, explanou acerca do papel das mulheres na Revolução e destacou figuras históricas como Vilma Spin,
Haydée Santamaría  e Célia Sanchez. Participaram ainda da mesa do evento o Presidente da Ass. Cultural José Martí (ES), Marlúzio Dantas e o Professor José Carlos Vasconcelos.
Cubanas - Mujeres en Revolución

A VI Convenção ainda foi palco de homenagens a figuras importantes para a defesa da democracia no Brasil e de solidariedade a Cuba. Foram homenageadas a Presidente de honra da Casa da Amizade, Cecília Cruz e a Diretora da Casa, Maria Oliveira. Ainda receberam homenagens o ex Secretário e dirigente político José Nunes Passos e o jornalista Messias Pontes (in memoriam), ambos sócios-fundadores da Casa.
Homenagens na VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba
- 60 anos da Revolução Cubana -

Cecilia Cruz – Sócia-fundadora, Presidenta de Honra da Casa de Amizade Brasil/Cuba-CE, é enfermeira, bancária aposentada, foi militante do PCB, participou da resistência à ditadura militar brasileira.

Maria de Oliveira Alves – É, atualmente, na Casa de Amizade Brasil/Cuba-CE, a Primeira Secretária. Profissão: Auxiliar de Enfermagem; no movimento sindical: atuando no SINDSAÚDE de 1990 a 2000, como Presidente:  entre 1993 a 1999, 4 mandatos; filiada ao PCdoB, atualmente atua no Comitê Barra Oeste Grupo de Mulheres.
 
Messias Pontes - Jornalista, trabalhou nos maiores jornais do
Estado, Messias atuava no programa Espaço Aberto (rádio Cidade AM 860), integrou a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas no Ceará, foi presidente do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza e do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará, sócio fundador era diretor de Comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará. Comunista histórico, Messias foi um dos responsáveis pela reorganização do
PCdoB no Ceará após a Ditadura Militar. Anistiado político e membro do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), presidia a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses, que resgata a história de profissionais perseguidos pela ditadura no Estado, escrevia semanalmente um artigo para o jornal O Estado e era colunista nacional do Portal Vermelho.
Um de seus maiores legados foi sem dúvida o programa Espaço Aberto, que começou na TVC ainda na década de noventa e depois passou para o rádio. Começou na rádio Cidade AM, foi para a rádio Assunção, seguiu para a rádio Metropolitana, foi para a rádio Pitaguary, voltou para a rádio Assunção e novamente para a rádio Cidade AM, onde permaneceu até junho de 2017. 
José Nunes Passos - foi presidente do Sindicato dos comerciários de Fortaleza, presidente da Federação dos Trabalhadores no Comercio e Serviço do Estado do Ceará, Delegado do Trabalho no Governo do presidente Lula e secretário de governo na Administração da prefeita Luizianne Lins (PT). Foi também dirigente do PT .
Passos foi a Cuba convidado pelo Ibiapino, foi sempre um incentivador e amigo da Casa da Amizade Brasil Cuba do Estado do Ceará.
Uma de suas grandes virtudes foi seu espirito de solidariedade!


#Convenção #Revolução #BrasilCuba #Ceará
  

Convenção acontecerá em 30 de maio de 2019 na ADUFCE – Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará, a partir das 18h30, localizada na Av. da Universidade, nº 2346 – Benfica – Fortaleza/CE. 


A VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba é um evento bianual organizado pela Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará (Associação Cultural José Martí) e conta com o apoio do Consulado Cubano no Brasil para o Nordeste; CEBRAPAZ/CE; FMFi – Fórum de Mulheres no Fisco; e, Instituto Tonny Ítalo – InsTI, Comitê Cearense de Solidariedade à Venezuela, além de vários outros grupos e movimentos sociais. 

 Programação:

VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba

                60 anos da Revolução Cubana 

19h – Apresentação das Artistas: Rebeka (poesia)
         
Cumpadre Barbosa (músical)

19h25 – Conferência com Dr. Inocêncio Uchôa: 60 anos de Resistência da Revolução Cubana

19h45 – Conversa com a escritora Gláucia Lima: A Mulher na Revolução Cubana

20h05 – Preleção com Prof. José Carlos Vasconcelos: Bloqueio a Cuba na Atualidade

20h20 – Palestra com Presidente da ACJM/ES Marlúzio Dantas: Revolução Cubana pela Paz e Solidariedade

20h35 – Intervenções da Plenária

21h05 – Homenagens Especiais: Cecília Cruz e Maria Oliveira / José Nunes Passos e Messias Pontes - in memoriam

21h20 - Coquetel de Encerramento

 

Participe conosco do Evento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário