sábado, 24 de março de 2018

1º DE MAIO - BRASIL/CUBA - 2018

Povo cubano e brasileiro protestaram por Lula livre nas ruas de Cuba 
"Viva el 1ro de Mayo día del proletariado Mundial. Libertad para Lula: representante de la clase obrera de Brasil y América Latina." 
UNIDAD, COMPROMISO Y VICTORIA! 
"Mais uma vez a capital de todxs xs cubanxs marchou pelo dia dxs trabalhador@s! Um mar de gente!Teve uma delegação brasileira considerável, muitas bandeiras e gritos de "Lula Livre  e Marielle Vive", foi espetacular! Muita mística pra seguir lutando contra o golpe! Um abraço caloroso!" são relatos de João Almeida, que em Havana, nestes dias, também esteve em um bairro periférico, no  concerto de Sílvio Rodrigues onde foi tomado por gritos de: “Cuba Libre! Lula Libre! Marielle Vive!” 
O Monstro que machuca
Cuba é uma vítima contumaz do imperialismo norte-americano; ao longo de toda sua história o nosso irmão caribenho conheceu todo tipo de agressão possível e impossível.    Depois do triunfo da Revolução de 1959, as agressões se intensificaram ainda mais, a guerra seja contra Cuba e o seu heroico povo deixa de ser convencional para se transformar em terror. São milhares de ações desse tipo, para se ter uma ideia, Fidel Castro, líder do Revolução cubana sofreu mais de seiscentos atentados contra a própria vida.

Para sufocar a indústria do turismo o império promoveu várias atentados a bomba em hotéis e também em aviões ferindo e matando seres humanos. Produtos químicos foram lançados em plantações de cana, batata e fumo,  o rebanho de gado bovino e suíno também foi contaminado. Entretanto, o mais horrendo é que os governos criminosos dos Estados Unidos se dignaram a cometer um dos mais covardes de seus atos criminosos contra o povo de Cuba, quando mandou introduzir o mosquito da Aedes Aegypti  causando uma grave epidemia de dengue no país.

_Imagem: Naval Brasil*  
    Hoje não é somente Cuba a sofrer as ações criminosas do monstro imperialista, mas toda a América Latina. O Brasil, a Argentina, Venezuela, Haiti, Colômbia, Bolívia e outros estão sofrendo brutais agressões, todas arquitetadas pelo imperialismo Ianque e executadas nos nossos países pela CIA e os fantoches internos, principalmente os agentes de ligação e as empresas de comunicação.
  
 
Que nesse primeiro de maio o grito de Resistência Socialista ressurja novamente no coração e nas mentes da classe trabalhadora e de todo povo por um mundo mais justo e uma América livre e soberana.


 Casa da Amizade Brasil/Cuba do Ceará.



EUA ataca Síria traiçoeiramente com mísseis

Em Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba, realizado dia 02/05, em Havana, a delegação brasileira da Brigada Internacional Primeiro de Maio voltou a denunciar o golpe contra Dilma, a prisão de Lula e defendeu que a sede dos EUA no Brasil é na TV Globo e na Polícia Federal de Curitiba.
Leia a Declaração na Carta de Havana (abaixo)
CARTA DE HAVANA

Discurso da delegação brasileira no encontro internacional de solidariedade a Cuba

Bom dia a todos os camaradas, saudamos o povo cubano, suas autoridades e lideranças pela acolhida e exemplo de solidariedade.

Estamos aqui para aprender e também para denunciar o golpe midiático-judicial e parlamentar que foi imposto a Dilma e seus 55 milhões de eleitores. Com o presidente Lula o que se passa é uma infindavel perseguição política, através do judiciário e da mídia . 

O presidente Lula é hoje um preso político com a intenção clara de não permitir sua eleição em outubro próximo de 2018. 

A rede globo de televisão, apesar das novelas exportadas para todo o mundo, é a “cabeça" local do retrocesso que a classe trabalhadora vêm sofrendo. No Brasil, o departamento de Estado norte americano tem sua sede na rede globo de televisão, e sua sede na polícia federal de Curitiba (a Guantánamo brasileira) .

O capitalismo predador dos recursos naturais e humanos é o verdadeiro inimigo. 

De suas práticas decorre a violência que se aplica aos pobres, negros, mulheres, indígenas, LGBT’s , moradores das áreas de periferia urbanas e povos de comunidades tradicionais. 

Apesar disso, o povo brasileiros resiste, trabalha, se organiza em movimentos como: MST (movimento dos sem terras), MAB (movimento dos atingidos por barragens), MPA (movimento dos pequenos agricultores), MTST (movimento dos trabalhadores sem teto/ com frequência majoritária em áreas urbanas), seus sindicatos que mantém a esperança. 

Concluímos pela UNIDADE da luta solidária e anti capitalista de todos os lutadores do Brasil, América Latina, Caribe e de todo o mundo, que já existe, mas temos que reforça-lá. 

O ódio e o fascismo não passarão!

-Marielle presente;

-Fora temer;

-Lula livre; 

Viva Cuba e sua gente, que é o maior responsável pela continuidade da sua vitoriosa revolução socialista. 

Muito Obrigado. 

Havana, 02 de maio de 2018.

Delegação brasileira de solidariedade a Cuba

Este ano, 1º de Maio, Brasil vive um golpe brutal e fascista (iniciado em 2013, seguindo com afastamento da Presidenta eleita Dilma, em 2016 e prisão de Lula neste abril. Cuba se ergue em SOLIDARIEDADE À  NOSSA DEMOCRACIA e as Companheiras da UNEAC (União de Escritores e Artistas Cubanos) na Marcha da Classe Trabalhadora, vestem a Camisa BRASIL/CUBA que diz: Não TEMER, Lutar e Vencer! ¡Hasta siempre, Comandante!Descrição: https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/f3e/1/16/1f50a.png🔊 ¡Adelante! #LulaLivre
Viva o Brasil! Viva Cuba! Viva a Luta! 🚩

VAMOS PARA CUBA! 
1º DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DXS TRABALHADORXS

  As conquistas sociais alcançadas pela Revolução, a continuidade ao futuro, os desafios de criar uma sociedade mais justa, próspera e sustentável, motivam aos cubanos que por milhares desfilam pelas principais praças e parques do país.
O desfile do 1º de Maio em Cuba, compacto e colorido de multidões em todas as praças, levando consignas, cantos e um mar de bandeiras e cartazes representa uma trincheira para defender a soberania e reclamar o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro do imperialismo contra Cuba e a devolução do território que ocupa a ilegal base naval estadunidense.

A festa do proletariado mundial será realizada em uma conjuntura na qual nossa América e o Caribe vivem um cenário político caracterizado por uma contra-ofensiva da direita e o capital transnacional contra os governos anti-imperialistas, particularmente da Venezuela.
Cuba está entre os países que, a partir de 1890, celebra o Dia Internacional dos Trabalhadores, como homenagem aos mártires de Chicago, e cumprindo o acordo do Congresso da Internacional Socialista, realizado em Paris, em julho de 1889.

A Central dos Trabalhadores Cubanos e seus sindicatos nacionais, as organizações políticas e de massa mobilizam a cada ano, desde 1959, milhões de cubanos no país todo, em uma data tão propícia por sua condição de classe operária no poder. A isso soma-se milhares de estrangeiros que participam de tão importante atividade política.


Um fato que fortalece ainda mais as convicções operárias da necessidade de preservar a unidade e desfilar unidos, alegres e motivados foi a participação massiva do povo nas eleições realizadas no último dia 11 de março onde cerca de 7,3 milhões de cubanos participaram das eleições da Assembleia Nacional do Poder Popular e das Assembleias Provinciais. O número representa 82,9% dos eleitores.
Dos 605 deputados eleitos no último domingo, cerca de 53% são mulheres, o que converte a Assembleia Nacional cubana no segundo parlamento com mais mulheres eleitas, depois da Bolívia.

Assim, o Dia 1º de Maio ratifica a firme decisão de continuar defendendo a alternativa socialista para Cuba e de travar a batalha de apoio ao processo de integração que hoje vive a região da América Latina e o Caribe.

A Casa de Amizade Brasil Cuba no Ceará está organizando uma caravana para participar das comemorações do 1º de Maio em Cuba.
Aquelxs que tiverem interesse em participar, entrar em contato com Eunice (85-991344089), Gláucia (85-987022327) e Ibiapino (85-985818710).
Também podem entrar em contato pelo nosso blog e e-mail
E-mail: _Casa de Amizade Brasil-Cuba/CE
Blog: Amig@s de Cuba -





Nenhum comentário:

Postar um comentário