sábado, 22 de março de 2025

Estudantes ELAM - Escuela Latinoamericana de Medicina: Membro Pró Tempore e Carta Compromisso

 

 
                 SOLIDARIEDADE E INTERNACIONALISMO POR CUBA

 
19 de março de 2025, dia de São José, Padroeiro do Ceará, também foi um dia importante para a nossa organização – Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE.


Encontro com os jovens Adrian Ramos e Gabriel Alves, 2 dos 30 estudantes cearenses participantes da Brigada ELAM – Escola Latino-americana de Medicina e suas famílias com a diretoria. Adrian e Gabriel foram contemplados como bolsistas para o curso de medicina da Escuela Latinoamericana de Medicina - ELAM, localizada em La Habana/Cuba, selecionados pela Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE, em acordo de cooperação com o MST/CE – Estado do Ceará – Cuba. Momento em que foram alçados (e Certificados), diante da Plenária, como Membros Pró Tempore da Casa e assinaram, cada um, uma Carta Compromisso.

No encontro, também estavam presentes: Vera e Joel do Setorial de Saúde do MST – CE e da Secretaria Estadual MST CE.

Drª. Taís Matos (dirigente da Casa e Médica cubana) é a Tutora de Adrian Ramos e Dr. Chico Malta (dirigente da Casa e Advogado que atua desde a sua fundação) é o Tutor de Gabriel Alves.

Os jovens Adrian e Gabriel comprometeram-se a:
_Cumprir com suas obrigações acadêmicas, durante todo o período de seis (6) anos em que estarão residindo em Cuba, respeitando sempre os princípios éticos da profissão e a cultura do País.

_Reconhecer e respeitar a Revolução Cubana como conquista do povo cubano, ser grato pela oportunidade de realizar o sonho de ser médico. 

_Honrar o compromisso de exercer a medicina para ajudar as pessoas que mais necessitam ter acesso à saúde, com amor e humanismo.

_Comprometer-se em ser médico de ciência e consciência, exercer a medicina baseada em evidências, respeitar o conhecimento científico, fazer contraponto às ideias negacionista na saúde, que prejudicam o bem estar da população. 


_Assumir o compromisso de contribuir com a Revolução Cubana, atuar na batalha de ideias, divulgar verdades sobre Cuba e rebater os ataques e as mentiras da mídia capitalista.

Por fim, e ainda antes do almoço de confraternização, receberam as bandeiras e as camisas da entidade a qual passam a representar.


Toda a programação foi brindada com falas, livros (seus autores) e vídeos com a temática e cultura da Ilha.



_vídeo-edição do compilado do Encontro: Gleicy Martins (dirigente da Casa).

_ Textos da matéria: Gláucia Lima (professora de espanhol dos estudantes da Brigada ELAM – presidenta da CASA).

#NoAlBloqueo 🩺 #CubaSalvaVidas


sábado, 15 de março de 2025

Seminário: MST e o Internacionalismo

 


"SAÚDE É A CAPACIDADE DE LUTAR
CONTRA TUDO QUE NOS OPRIME!" 


Seminário Estadual: MST e o Internacionalismo aconteceu no Centro de Formação Frei Humberto, dias 06 e 07 de março/2025, culminou com participação do #8M = Dia Internacional da Mulher - Unificado em Fortaleza/CE. Brigada ELAM, tem a participação de 30 jovens cearenses (14 mulheres e 16 homens), sendo 2 da Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE: Adrian Cisne e Gabriel Alves. O Seminário foi fantástico, segundo apontaram os participantes da CASA. Participaram do evento os seguintes membros da diretoria: Gláucia e Ibiapino, professora e professor de espanhol da turma, Glauba e Taís, médica formada em Cuba.

Participantesjovens candidato/as ao curso de Medicina em Cuba e representantes das organizações responsáveis pelas indicações dos/as candidatos/as.

Objetivos:

- Analisar a conjuntura política brasileira, pontuando cenários da luta de classes a partir do olhar da classe trabalhadora.

- Conhecer os marcos históricos da revolução cubana, com ênfase de seu papel na pratica da solidariedade entre os povos.

- Garantir os primeiros contatos presencial dos/as candidatos/as do Curso de Medicina em Cuba, avançando na construção da identidade coletiva da turma.

- Apresentar aos/as candidatos/as do curso de Medicina a ELAM (Escola Latina Americana de Medicina) e seus elementos que constituem o processo formativo de médicas e médicos.

- Conhecer a dimensão internacionalista do MST e sua relação de solidariedade com os povos de outros países.

Em avaliação com o grupo, as palavras que mais se repetiram foram, pela ordem, em 1º CONHECER (unanimidade), em 2º ESPERANÇAR (grande maioria) e em 3º ESCLARECIMENTOS (tira dúvidas): Conhecer colegas brigadistas, professor e professora (aulas são on-line), o MST, as Organizações (a exemplo da CASA), livros e autógrafos, sobre a ELAM (Escola Latino-Americana de Medicina), sobre Cuba etc. Também foram destaques: as Vivências, os esclarecimentos com as profissionais Médicas formadas em Cuba (Taís Matos e Thayná Barboza), estreitar laços (interação com a turma), experiência e importância de estabelecer relações com a militância e novas amizades, aplacar ansiedade, experiência de grande aprendizado. Sob a supervisão de Vera, Coordenadora do Setorial Saúde do MST, o Seminário se iniciou com uma Mística; a Mesa de abertura contou com Movimentos Sociais (Organizações responsáveis por grande parte da juventude) e com fala de Gláucia Lima - presidenta da Casa; Kelha Lima falou de Conjuntura; Antônio Ibiapino falou sobre A Revolução Cubana e a Solidariedade entre os Povos; O projeto da ELAM e a formação de médicas e médicos, coube à drª Thayná Barboza; e Carmem no Apoio logístico.

Programação

Turno

Dia 06 Mar

Dia 07 Mar

Manhã

Chegada

8:00 Animação/Mística

8:30 A Revolução Cubana e a solidariedade entre os povos – Antônio Ibiapino da Silva

10:15 O projeto da ELAM e a formação de médicos e médicas – Thayná Barboza

Tarde

14:00 Mística

14:30 Mesa de abertura: Movimentos Sociais

16:15  Conjuntura – Kelha Lima

14:00 O MST e o Internacionalismo – Paulo Henrique

16:00 Encaminhamentos e avaliação

Noite

Filme

Encerramento e Noite Cultural

Turno

Dia 08 Mar

Local

Manhã

#8M – Ato Unificado

Dia Internacional da

Mulher

Fortaleza/CE

Praça da Bandeira / Praça do Ferreira

       _Setor de Saúde do MST – CE / _Secretaria Estadual MST - CE

#8M - Fortaleza/CE

_vídeo-edição, compilado do seminário: Hannover Miranda (um dos estudantes).